Hábitos

Em algumas épocas do ano, colônias maduras produzem um grande número de indivíduos alados conhecidos como reprodutores. A casta dos reprodutores é caracterizada pelas rainhas e machos. As rainhas são responsáveis pela postura dos ovos e são os maiores indivíduos da colônia; possuem asas para fazer o voo nupcial – a cópula ocorre no ar. Uma vez fecundadas, as rainhas procuram um local adequado para fundar um novo ninho e, nesta fase, cortam as asas com as mandíbulas e auxílio das pernas posteriores.

Na maioria das espécies de formigas, apenas uma rainha é encontrada dentro da colônia. E, uma vez morta, o formigueiro também morre. Neste caso a espécie é denominada monogínica, pois somente uma rainha é fecundada. Entretanto, em algumas espécies, especialmente as domésticas, várias rainhas fecundadas podem existir dentro de um único formigueiro.

Neste caso a colônia é poligínica, por ter várias rainhas. A longevidade da rainha é longa. Rainhas de saúvas podem viver até vinte anos, enquanto rainhas de formigas domésticas vivem aproximadamente dois a quatro anos.